Sobre o conteúdo do livro
Comentei na introdução que estamos em uma era onde a integração de serviços geram novos produtos. Peças de lego ilimitadas para criarmos novas experiencias.
Imagine misturar:
Dados de hospedagem baratas
Dados de passagem barata
Atividades ao ar livre
Clima do local da viagem
Agenda pessoal de viagem
Você pode usar esses dados para oferecer atividades em Florianópolis a um usuário que gosta de atividade no sol, fazendo o planejamento para ele com base nos dias que ele quer tirar férias e adicionando possíveis eventos por perto.
Seria um trabalho gigantesco implementar tudo isso, time gigante deve estar a postos e um infra ainda mais cara. Porém, você pode utilizar serviços já criados:
Booking
Google Travel
Google Callendar
Real-Time Events Search
Agora basta conectar tudo isso.
A proposta deste livro é entendermos como utilizar serviços externos e lidar com suas limitações, provendo qualidade ao nosso projeto. Um produto completo tem essa cara:
Isso quer dizer, podemos lidar com N integrações de serviços externos ao mesmo tempo que entregamos respostas para consumidores que querem utilizar nosso serviço.
Nesse livro lidaremos apenas com a parte de integração. Não mostrarei como criar um serviço REST nem como os contextos podem se comunicar. Existem livros e artigos que falam sobre isso. Para deixar mais claro, trabalharemos nessa camada:
Se você já realizou alguma integração, sabe de limitações que podem ser imposta pelo serviço conectado:
Autenticação
Rate Limit
Lentidão
Indisponibilidade
Como podemos criar um produto, se somos reféns da integração? Claro que tudo tem um limite, mas podemos nos defender e criar um serviço com boa qualidade, seguindo algumas regras e padrões.
Bem, vamos lá.
Atualizado