Sobre o conteúdo do livro

Comentei na introdução que estamos em uma era onde a integração de serviços geram novos produtos. Peças de lego ilimitadas para criarmos novas experiencias.

Imagine misturar:

  • Dados de hospedagem baratas

  • Dados de passagem barata

  • Atividades ao ar livre

  • Clima do local da viagem

  • Agenda pessoal de viagem

Você pode usar esses dados para oferecer atividades em Florianópolis a um usuário que gosta de atividade no sol, fazendo o planejamento para ele com base nos dias que ele quer tirar férias e adicionando possíveis eventos por perto.

Seria um trabalho gigantesco implementar tudo isso, time gigante deve estar a postos e um infra ainda mais cara. Porém, você pode utilizar serviços já criados:

  • Booking

  • Google Travel

  • Google Callendar

  • Real-Time Events Search

Agora basta conectar tudo isso.

A proposta deste livro é entendermos como utilizar serviços externos e lidar com suas limitações, provendo qualidade ao nosso projeto. Um produto completo tem essa cara:

Isso quer dizer, podemos lidar com N integrações de serviços externos ao mesmo tempo que entregamos respostas para consumidores que querem utilizar nosso serviço.

Nesse livro lidaremos apenas com a parte de integração. Não mostrarei como criar um serviço REST nem como os contextos podem se comunicar. Existem livros e artigos que falam sobre isso. Para deixar mais claro, trabalharemos nessa camada:

Se você já realizou alguma integração, sabe de limitações que podem ser imposta pelo serviço conectado:

  • Autenticação

  • Rate Limit

  • Lentidão

  • Indisponibilidade

Como podemos criar um produto, se somos reféns da integração? Claro que tudo tem um limite, mas podemos nos defender e criar um serviço com boa qualidade, seguindo algumas regras e padrões.

Bem, vamos lá.

Atualizado